Conforme uma organização começa a pôr em prática o planejamento estratégico, provavelmente será preciso decidir quais serão seus KPIs essenciais e como eles impactam os negócios.

Os Key Performance Indicators são as declarações quantificáveis e baseadas em resultados, usadas para avaliar se você e seus colaboradores estão no caminho certo para alcançar as  metas  e objetivos almejados.

Para ajudá-lo, compilamos uma lista de 6 exemplos de KPIs para você considerar na estruturação de seu plano estratégico.

1. Crescimento da receita

O crescimento das vendas é um dos indicadores mais básicos de sucesso para qualquer negócio. O objetivo é buscar um crescimento positivo.  Caso não haja crescimento, pode ser um indicador que algo não vai bem e necessita de  uma ação corretiva que pode ser na área de vendas ou mesmo nos processos de fabricação dos produtos ou entrega.

2. Entregas em atraso

Ser capaz de cumprir o cronograma é fundamental para qualquer empresa. Rastrear as métricas do processo, como entregas atrasadas, ajuda a avaliar a eficácia com que você está cumprindo seus acordos.

3. Percentual de margem de lucro

A porcentagem de margem de lucro é frequentemente usada  para avaliar a saúde geral da empresa e estabelecer se os esforços atuais estão gerando um retorno sobre o investimento válido.

4. Custo de aquisição do cliente

O marketing é uma atividade fundamental para qualquer empresa para atrair clientes. No entanto, é importante equilibrar o dinheiro gasto na aquisição de clientes com seu valor vitalício para garantir que os esforços de marketing estão condizentes e levem a uma  redução do lucro.

5. Fontes de receita

Saber onde estão concentradas suas maiores fontes de faturamento  pode ajudá-lo a tomar decisões melhores na hora de buscar novos clientes e diversificar suas opções de produtos ofertados.

6. Desenvolvimento dos colaboradores

Para que a sua empresa possa ter um futuro promissor, com a certeza de ter colaboradores que conhecem bem do seu negócio, nada mais importante do que medir o nível de desenvolvimento da sua equipe.  O foco nas atividades de desenvolvimento podem garantir a atração, retenção de talentos o que assegura a entrega de produtos a tempo e com qualidade.

Caso esteja queira ter informações adicionais de como definir  os KPIs essenciais para o seu negócio , fale com nossos especialistas e vamos  ajudá-lo  com esse processo!