A consultoria de negócios desempenha um papel único em impulsionar mudanças bem-sucedidas das organizações em todo o mundo.

Elas não apenas apoiam a resolução de problemas específicos, mas também são uma peça-chave nas atividades internas de uma empresa.

O que é uma consultoria de negócios?

Uma definição comum é de que esse tipo de negócio representa qualquer indivíduo/grupo que atende clientes na qualidade de consultor, incluindo:

  • trazer um conhecimento especializado em consultoria de gestão para melhorar o desempenho da empresa/organização;
  • trabalhar dentro da estrutura corporativa para resolver problemas de negócios e implementar soluções em eficácia/desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico ou melhoria de processos;
  • atuar como agente de mudança, coach, educador ou facilitador dentro de sua empresa;
  • apoiar clientes internos em uma organização de tipo de serviço compartilhado, como recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, tecnologia da informação, finanças, Business Intelligence, e outros.

Como os consultores ajudam a gestão interna?

Consultores estão sendo usados em toda a gestão interna, desde o planejamento corporativo/desenvolvimento de negócios até  a área de recursos humanos e outras funções de suporte/serviço.

A necessidade de contar com um consultor cresceu em parte porque as organizações estão tentando focar mais na implementação e na melhoria contínua, além de se apropriar da tecnologia de forma mais eficaz.

Dessa forma, além de colaborar na resolução de problemas específicos, uma consultoria de negócios também acaba afetando positivamente o ambiente interno de uma organização ao trazer novos processos e metodologias.

Se você quer saber como uma consultoria pode ajudar sua empresa a crescer de forma mais acelerada, aproveite para entrar em contato com nossos especialistas!