A inovação tecnológica está sempre em busca da transformação de serviços e produtos financeiros. Os pagamentos foram e continuam sendo as atividades mais afetadas pelos novos processos.

Dentre as soluções mais recentes está o sistema de pagamento Pix. Apresentada pelo Banco Central em fevereiro de 2020, o Pix é uma forma gratuita de fazer transferências entre pessoas e empresas. Veja a seguir como essa nova modalidade funciona e o que ela pode fazer pelo seu negócio.

O que é o Pix?

Criado pelo Banco Central, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo que tem como objetivo simplificar pagamentos de contas, transferências e até mesmo o recolhimento de taxas de serviços e impostos.

Um dos maiores destaques da novidade é o fato de que a operação pode ser efetivada em até 10 segundos, em qualquer hora do dia, durante toda a semana.

Outro detalhe que chama atenção é que as operações por esse novo sistema, diferente das opções conhecidas (DOC e TED), não possuem um limite de valor.

Benefícios do Pix

Alguns dos benefícios de destaque do Pix são:

  • Velocidade (até 10 segundos para a operação ser concluída);
  • disponibilidade em tempo integral;
  • conveniência;
  • ambiente aberto (várias empresas contarão com essa solução);
  • segurança;
  • fluxo de dados com informações agregadas.

A criação desse sistema veio como alternativa para agilizar os métodos de pagamento e tornar as operações muito mais transparentes, seja para pessoas físicas ou para empresas.

Aproveite para falar conosco e encontrar outras formas de aumentar a eficiência dos seus processos internos.