As tendências e forças de negócios emergentes estão impulsionando mudanças nas organizações de contabilidade e finanças. Essas mudanças também estão permitindo que a função de controladoria  construa um futuro dramaticamente diferente – um futuro no qual a controladoria inteligente pode aproveitar a inovação e a tecnologia para transformar fundamentalmente o setor e agregar maior valor à organização.

O futuro da controladoria é agora

A função de controladoria  em uma organização (ou seja, funções com supervisão de controladores corporativos e diretores de contabilidade) é, em última instância, responsável pela integridade dos processos, sistemas e modelo de entrega financeiros da organização.

As funções de controladoria se aliam a tecnologia para:

  • melhorar a eficiência e eficácia das operações;
  • gerenciar riscos e controlar custos;
  • impulsionar o desempenho da empresa por meio de recursos de valor agregado.

Aproveitando tecnologias disruptivas

Algumas tecnologias disruptivas que emergem rapidamente e estão sendo introduzidas na controladoria inteligente incluem:

  • automação de processos robóticos: tirar o “robô” do ser humano por meio da eliminação de tarefas mundanas, repetitivas e baseadas na lógica;
  • computação cognitiva: sistemas de ensino que “pensam” como humanos podem adicionar um elemento estratégico aos recursos de detecção e relatório de risco;
  • plataformas móveis: permitindo uma força de trabalho mais produtiva por meio de poderosos dispositivos de mobilidade que liberam o usuário da mesa;
  • blockchain: tecnologia de criptografia emergente que sustenta produtos como Bitcoin e tem o potencial de alterar fundamentalmente os processos financeiros e contábeis existentes.

Falamos um pouco de processos que vão desde o mais simples ao mais abrangente. Porém, sempre salientamos, toda e qualquer estrutura introduzida em uma empresa, deve respeitar o tamanho e a cultura dela mesma.  Na Go4! Cuidamos de sua empresa e processos internos com todo o respeito ao que levou anos para ser construído. Agora, aproveite o momento para entrar em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo a tornar o controle dos seus processos ainda mais eficiente!