Sabia que a governança corporativa pode contribuir fortemente para a gestão de crises da sua empresa? Leia o post e entenda essa relação!
Nos últimos anos, a pandemia do coronavírus deixou evidente para as organizações que é preciso ter uma gestão de crises bem definida. Por meio dela, a empresa consegue reduzir os efeitos negativos de adversidades e se ajustar rapidamente para manter as operações.
Neste artigo, você vai entender como a governança corporativa tem um papel importante nesse processo. Então, veja só!
O que é gestão de crises?
A gestão de crise se refere a um conjunto de ações e processos que são planejados e implementados quando surge uma situação de crise. Dessa forma, o objetivo é prevenir ou reduzir os danos que uma adversidade é capaz de gerar.
Qual a relação entre essa gestão e a governança corporativa?
A governança corporativa, por sua vez, define uma série de práticas adotadas pela empresa que busca o alinhamento entre os objetivos do negócio e de seus gestores e parceiros com as diretrizes determinadas pela legislação e normas vigentes.
Quando as empresas constroem uma governança corporativa bem estruturada, seus processos são consistentes e sua imagem aos olhos do público é fortalecida. Sendo assim, isso por si só já reduz diversos tipos de riscos, prevenindo problemas como concentração de clientes ou fornecedores, vulnerabilidades de informações, processos tributários, multas referentes ao meio ambiente, entre outros.
Por outro lado, em tempos de crise, como o que a covid-19 tem motivado, as organizações que se norteiam por meio de uma governança passam por desafios menores. Afinal, têm mais credibilidade no mercado, maior facilidade de crédito e mais opções na negociação de dívidas.
E como anda a gestão de crises da sua empresa? Já conta com uma governança corporativa bem definida. Dessa forma, esse passo é fundamental não apenas para o crescimento da empresa, mas também para a sua sobrevivência.
Conheça mais sobre a Go4! Consultoria de Negócios e saiba como podemos ajudar a fortalecer a Governança Corporativa do seu negócio. Então, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.
Deixar um comentário