Investimentos são fundamentais para o sucesso da empresa. Por isso, é importante estar preparado para possíveis aproximação com um investidor. Então, como realizar essa estratégia? Descubra aqui!
Vez por outra, aparece uma notícia informando que uma empresa ou startup recebeu um aporte milionário de investidores. Esses investimentos têm o poder de impulsionar a lucratividade e a expansão do negócio no mercado de atuação. Por isso, muitas empresas sonham com essa possibilidade. Por isso, a falta de experiência dos sócios sobre o processo de aproximação com investidores pode reduzir consideravelmente as chances de êxito na busca por um investidor para capitalizar a empresa ou simplesmente vender o negócio.
Neste artigo, daremos algumas dicas valiosas para ter sucesso nessa estratégia. Sendo assim, falaremos também sobre os fatores que atraem os olhares de bons investidores. Avance para o próximo tópico!
Quais são os passos para a aproximação com um investidor?
Sim, é possível esperar que os investidores reconheçam o negócio como um bom investimento. No entanto, é mais provável de isto acontecer quando a empresa toma a iniciativa de se preparar para uma aproximação com investidores. Como realizar essa aproximação para maximizar o valor da empresa? Confira algumas dicas:
- Determine o perfil empreendedor – os donos do negócio são os principais responsáveis por facilitar a entrada de investimentos. Para isso, é preciso entender se existe conhecimento técnico para fazer a empresa crescer – caso receba investimentos. Essa certeza será fundamental na estratégia de aproximação;
- Gere credibilidade – uma vez que a empresa já estiver em contato com um investidor, é necessário transmitir confiança e credibilidade. Entre as melhores práticas para fazer a empresa ter credibilidade está uma boa estrutura de governança corporativa;
- Realize ou atualize o planejamento estratégico integrado a um orçamento anual. Ter um processo formal de planejamento estratégico com revisão periódica e desdobrado em toda a organização demonstra que a empresa está antenada e preparada para possíveis correções de rumo;
- Estruture uma área de controladoria para apoiar os gestores da empresa na elaboração de indicadores de desempenho e relatórios financeiros confiáveis, que permitam uma gestão eficiente e de apoio à tomada de decisões.Essa área também pode contribuir com o atendimento de demandas específicas, como a apresentação de demonstrações trimestrais e anuais para o mercado financeiro;
- Mostre as credenciais – é necessário apresentar o plano de negócios, a organização financeira, os resultados obtidos com as estratégias, o cumprimento das leis trabalhistas, as certificações e as qualificações da empresa;
- Estabeleça um diálogo aberto entre a diretoria, os conselheiros e os investidores– uma conversa franca é uma ótima maneira de obter orientações para uma melhor aproximação. Além disso, os empreendedores devem “sentar à mesa” com potenciais investidores para esclarecer as vantagens e garantias de injetar dinheiro na empresa;
- Finalmente, conheça os potenciais investidores – é essencial realizar uma pesquisa sobre o tipo de investidores que costumam injetar capital no modelo de negócios da empresa. Dessa forma, fica mais fácil saber de quem e como se aproximar;
Sem dúvidas, investimentos são verdadeiras “molas propulsoras” das empresas. É importante obtê-los e saber gerenciá-los. Desse modo, a empresa ganhará uma boa reputação no mercado financeiro, gerando resultados cada vez mais grandiosos!
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