O conselho consultivo cumpre um papel fundamental na saúde financeira, na governança e na sustentabilidade do negócio. Então, entenda suas vantagens!

O conselho consultivo é uma ferramenta importante para a gestão de organizações de todos os portes. Por meio do conselho consultivo, negócios que desejam começar a implementar práticas de governança corporativa podem ter o direcionamento que necessitam, com o apoio de uma equipe especializada.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona e que vantagens pode gerar.

O que é e qual a função do conselho consultivo?

O conselho consultivo é uma equipe de profissionais composto por colaboradores e profissionais externos com conhecimento em diferentes áreas do negócio, como marketing, finanças, fiscal, gestão de crises e recursos humanos. Sendo assim, eles cumprem a função de compartilhar experiências e conhecimento com os gestores para orientá-los na tomada de decisões, além de monitorar o desempenho de diferentes estratégias.

Quais as vantagens do conselho consultivo para as empresas?

A implementação de um conselho consultivo gera muitos benefícios para o negócio. Dessa forma, vamos considerar alguns deles.

Dá suporte ao processo decisório

Em muitos casos, a tomada de decisão pode acabar se tornando mais intuitiva, especialmente quando os sócios têm um perfil muito próximo ou em empresas familiares. 

O conselho consultivo ajuda os executivos a agirem de forma mais consciente, organizando e disciplinando o processo decisório. Dessa forma, as ações serão tomadas com base em análises imparciais e profundas. Por isso, essas análises vão partir tanto da situação atual da empresa como das condições do mercado, levando em conta tendências e oportunidades em vista.

Promove o desenvolvimento de líderes

As empresas podem contar com líderes de perfis muito diferentes. Além disso, as diversas áreas da organização necessitam de uma liderança qualificada, e o negócio nem sempre consegue implementar programas de desenvolvimento que possam capacitar esses profissionais.

O conselho consultivo traz para o negócio muitas experiências e expertise complementares que contribuem — e muito — para o desenvolvimento e treinamento tanto da gestão atual, quanto na formação de novos líderes sucessores.

Motiva maior comprometimento com resultados

Muitas empresas não têm processos adequadamente definidos, como controle financeiro, recrutamento de talentos e governança corporativa. Por isso, mesmo aquelas que desenvolveram estas atividades relatam dificuldades em seguir as rotinas estabelecidas pela gestão.

O conselho consultivo, por sua vez, promove na liderança uma disciplina maior. Afinal de contas, a equipe de especialistas vai ajudar na criação e implementação de processos e também acompanhar o cumprimento da rotina definida.

O conselho consultivo fornece avaliação de desempenho

Além das orientações na tomada de decisões, o conselho consultivo também provê feedbacks e compartilha opiniões sobre o desempenho da empresa. Afinal, essas informações são muito valiosas para a empresa entender se suas estratégias estão dando certo ou se é necessário fazer ajustes.

Promove a sustentabilidade da empresa

O direcionamento dado pelo conselho consultivo expressa uma boa governança corporativa. Dessa maneira, isso é muito bem visto pelos colaboradores, acionistas, instituições financeiras, fornecedores e autoridades do governo. 

Essa forte credibilidade permite que a empresa consiga garantir sua competitividade no mercado, contribuindo para a sustentabilidade e a geração de valor do negócio a longo prazo.

O conselho em empresas de qualquer porte cumpre um papel fundamental na saúde financeira, na governança e na sustentabilidade do negócio. Afinal, é uma ferramenta que gera resultados muito sólidos desde sua implementação.

Conheça mais sobre a Go4! Consultoria de Negócios e saiba como podemos ajudar a fortalecer a Governança Corporativa do seu negócio. Então, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.