No mundo dos negócios, é bastante comum encontrar empreendedores que sentem a necessidade de manter o controle de sua empresa e que devem ser responsáveis por todos os aspectos de seus negócios. No entanto, essa mentalidade costuma ser um fator negativo no longo prazo. 

É por isso que muitas organizações apostam em um conselho consultivo, que pode se tornar uma ferramenta de gerenciamento poderosa em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Lembre-se: nenhuma empresa é pequena demais para não poder se beneficiar de ajuda externa!

O que é um conselho consultivo?

É um grupo formado por profissionais internos e externos à organização, que podem trazer conhecimento e experiência adicionais à visão dos acionistas, executivos e da equipe de gestão. Assuntos como controles internos, finanças, desenvolvimento de pessoal, marketing e fiscal são algumas das temáticas que podem ser abordadas em um conselho consultivo.

Os membros do conselho também podem ter importante conhecimento do setor e experiência em primeira mão, adquirida no trabalho com outras organizações que enfrentam desafios complexos, como ataques cibernéticos ou gerenciamento de crises, por exemplo.

Quais são os benefícios de ter um conselho consultivo?

O  conselho consultivo pode ajudar um empreendedor em diversos aspectos,  como por exemplo:

  • na análise das condições do mercado;
  • com recomendações de inovação tecnológica;
  • com sugestões de mudanças nos produtos ou serviços da empresa;
  • com previsões de tendências;
  • trazendo um novo ponto de vista sobre a organização;
  • como fonte de novas ideias;
  • como visão isenta de “usos e costumes”.

Se sua empresa precisa de suporte para a implementação de um  conselho consultivo, entre em contato com nossos especialistas! Ficaremos felizes em ajudá-lo a alcançar seus objetivos organizacionais.