Qual o momento certo para executar processos de fusões e aquisições? Entenda melhor o que é e como se preparar!

Somente no período de janeiro a setembro de 2021, o volume de fusões e aquisições teve um crescimento de 59% em relação ao total de 2020. Isso mostra que o mercado está aquecido e essa tendência deve permanecer em 2022*.

O processo de fusão e aquisição é natural dentro de um cenário de economia aberta. As empresas passam a adquirir ou se juntar a outras para atingir um crescimento maior e se manter cada vez mais competitivo no mercado.

No entanto, para que esse processo tenha sucesso, é importante que o negócio esteja em um grau de maturidade adequado. Dessa forma, a estratégia será vantajosa para todos os lados envolvidos.

Pensando nisso, produzimos este artigo para você entender melhor como funcionam as fusões e aquisições e o que é exigido da empresa para prosseguir com esse processo de forma adequada.

O que significa o termo M&A (Mergers and Acquisitions)?

O termo Mergers and Acquisitions (M&A), ou simplesmente Fusões e Aquisições em português, refere-se a uma estratégia de mercado em que empresas se unem ou são adquiridas para crescer ou mudar sua natureza de negócios. Os objetivos são inúmeros. Entre eles:

  • abraçar um novo nicho de mercado;
  • ganhar eficiência;
  • obter sinergia ou expertise;
  • adquirir uma empresa com potencial de crescimento.

O que é Fusão de Empresas?

A fusão se refere a junção de duas ou mais empresas que se unem para formar um novo negócio. Normalmente, formam um novo nome e marca.

O que é Aquisição de Empresas?

A aquisição é a compra do controle acionário de uma outra empresa. Se for adquirido todo o patrimônio da empresa, então a empresa adquirida deixa de existir, repassando assim o controle total.

Qual o grau de maturidade necessário para esse processo?

O processo de fusões e aquisições é um trabalho bastante complexo que precisa seguir metodologias adequadas para garantir o sucesso da operação. Por isso, é normalmente conduzido por empresas especializadas, com conhecimento de mercado e que possam construir um planejamento adequado.

O grau de maturidade para passar pelo processo pode ser atingido de diversas maneiras. Sobretudo, é importante ter uma governança corporativa bem estabelecida. Esse modelo de gestão contribui para que a empresa tenha uma visão mais clara de suas estratégias, seu valor de mercado e sua projeção financeira. Encarar um processo de M&A sem esse conhecimento pode ser um tiro no escuro e o processo de negociação pode resultar em cálculos incorretos.

Também existe o momento certo do mercado e da empresa. Há épocas em que o mercado está mais favorável para uma venda, aquisição e/ou fusão. Um período de estagnação, por exemplo, não é bom sinal. Mas se a empresa tem altas de 10% a 15%, podemos considerar que esse crescimento vai permanecer nos próximos anos.

Por isso é importante passar por um tempo de preparação ou estruturação do negócio, arrumando a casa e garantindo que os resultados sejam atrativos e que a marca seja relevante no mercado.

Os processos de fusões e aquisições, se bem planejados, são muito vantajosos para todos os envolvidos na operação. Dessa forma, para garantir esse sucesso, é importante contar com empresas especializadas que possam não somente preparar seu negócio para essa etapa, mas também conduzir a execução de forma adequada.

A Go4! Consultoria de Negócios é uma empresa especializada em Governança Corporativa e pode fortalecer sua gestão para a tomada de decisão. Então, conheça nossa parceria. Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter no final da página.

*Dados de levantamento realizado pela Duff & Phelps / Kroll em pesquisa realizada em 2021*