Conselho de administração

Após o amadurecimento do conselho consultivo, recomendamos implantar um conselho de administração, cujo funcionamento deve ser disciplinado por um regimento interno.

Neste momento, já com caráter formal, o conselho de administração exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objetos sociais e da governança da organização, sendo a última sua principal componente.

Além de decidir os rumos estratégicos do negócio, compete ao conselho de administração, conforme o interesse da organização, monitorar a diretoria, atuando como elo entre a empresa e os sócios.

Os membros do conselho de administração são eleitos pelos sócios. Na qualidade de administradores, os conselheiros possuem deveres fiduciários para com a organização e prestam contas aos sócios, em assembleias e por meio de relatórios periódicos.

Outro instrumento importante para um bom modelo de governança é o acordo de acionistas. Por meio do acordo, é possível prever mecanismos para a resolução de conflitos de interesses e condições de saída de sócios.

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As tarefas fundamentais do conselho de administração são:

  • Fixar a orientação geral dos negócios;

  • Eleger e destituir diretores da companhia;
  • Fiscalizar a gestão dos diretores;
  • Constituir comitês para analisar assuntos específicos;
  • Escolher e destituir auditores independentes, se houver;
  • Definir a política de remuneração dos executivos.