Conhece as vantagens de implementar uma gestão baseada em valor? Entenda melhor essa discussão!
A ideia de analisar o valor do negócio normalmente surge quando ocorre um evento especial: a aproximação de um investidor, uma venda motivada por questões familiares ou de resultados. Mas será que uma gestão baseada em valor, com um monitoramento contínuo do negócio, também não pode ser útil?
Esse modelo de gestão pode influenciar a forma como o empresário toma decisões e implementa estratégias para o negócio. Por isso, neste artigo vamos discutir o que essa abordagem significa que vantagens traz para a empresa.
O que é gestão baseada em valor?
A gestão baseada em valor é uma metodologia que direciona as decisões da empresa tendo em vista gerar valor para o negócio. Assim como o aumentando de competitividade, especialmente no longo prazo.
Esse valor da organização não está relacionado apenas ao desempenho do negócio em termos de métricas. Além disso, também se refere ao comportamento da empresa, e se baseia em alguns elementos importantes, tais como:
- cultura corporativa, colaborando para que as equipes desenvolvam atitudes e práticas que gerem valor;
- promoção do desenvolvimento profissional das equipes, para que estejam mais aptos a executarem suas funções com excelência;
- avaliação contínua do desempenho, acompanhando de perto a performance das equipes para manter uma evolução satisfatória.
Buscar gerar valor e fazer essa avaliação de forma permanente permite que a empresa entenda qual seu status atual e o que pode fazer para se tornar ainda mais valiosa aos olhos do mercado.
Por que manter essa gestão?
A avaliação frequente de empresas tem a vantagem de trazer aos acionistas uma visão do aumento ou da destruição da riqueza ao longo do tempo.
Em geral, os gestores acompanham sistematicamente os demonstrativos contábeis e gerenciais tradicionais. Entre eles estão balanços patrimoniais, demonstrativos de resultado e fluxo de caixa.
Esses instrumentos, porém, dão aos gestores uma visão incompleta do retorno sobre o capital investido. Afinal, são métricas que se baseiam em eventos do passado, como se estivéssemos “olhando pelo retrovisor”.
A decisão de investir em um negócio, um imóvel ou no mercado financeiro também parte do mesmo princípio: o retorno sobre o capital investido para um determinado período de tempo.
Por outro lado, a avaliação de uma empresa com suas projeções de caixa livre para os anos seguintes nos informa, pontualmente, se o retorno do capital do acionista está alinhado com a sua expectativa inicial de custo de oportunidade daquele investimento.
Consequentemente, se avaliarmos uma empresa continuamente, considerando um determinado período de tempo que pretende obter o retorno do investimento realizado, teremos as respostas necessárias para a decisão de continuar ou não o investimento.
Essa gestão baseada em valor, com análises contínuas trazem outras vantagens. Por exemplo, a revisão e o debate sobre as premissas utilizadas para fundamentar os diferentes métodos de avaliação de empresas estimulam descobertas e reflexões que podem contribuir decisivamente para a estratégia e o planejamento do futuro da empresa.
Como a Go4! Consultoria de Negócios pode ajudar!
Portanto, a avaliação contínua de uma empresa pautada em uma gestão baseada em valor é a única forma de verificar se o negócio está contribuindo para o aumento da riqueza de um investidor ao longo do tempo. Sabia que a Go4! Consultoria de Negócios pode ajudar a fortalecer a Governança Corporativa do seu negócio. Conheça nossa parceria e aproveite e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.
Deixar um comentário