Poucas decisões do conselho serão mais críticas do que decidir quem e quando nomear como um novo líder. O novo executivo principal deverá moldar o curso estratégico do negócio e influenciar a cultura corporativa nos próximos anos. Para decidir algo que realmente impacte positivamente a organização, uma estratégia clara de governança corporativa é fundamental.

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas. Os conselhos consultivos ou de administração são responsáveis ​​pela governança de suas empresas.

O papel dos acionistas na governança é nomear os diretores e auditores, certificando-se que a estrutura de governança apropriada está em vigor.

A governança corporativa trata, portanto, do que o conselho de uma empresa faz e de como ele define os valores, e deve ser diferenciada da gestão operacional.

Como a governança corporativa ajuda no processo sucessório?

O planejamento da sucessão é um tópico de governança importante para os investidores, pois contribui para que a empresa garanta continuidade de uma liderança eficaz, trabalhe no desenvolvimento e retenção de talentos, reduza incertezas, além de zelar pela sustentabilidade do negócio.

Para isso, considera-se essencial que o planejamento da sucessão envolva toda a equipe de liderança sênior e não apenas o cargo de executivo. Tal abordagem demonstra o compromisso do conselho com o desenvolvimento de talentos.

Isso também garante que o processo seja menos pessoal e possa ser discutido de forma mais aberta e profissional. Dessa forma, a decisão da nova liderança se mantém alinhada com os princípios e interesses da organização e dos investidores.

Aproveite para conversar com nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo com seus processos de governança!