Poucas decisões do conselho serão mais críticas do que decidir quem e quando nomear como um novo líder. O novo executivo principal deverá moldar o curso estratégico do negócio, bem como influenciar a cultura corporativa nos próximos anos. Para decidir algo que realmente impacte positivamente a organização, uma estratégia clara de governança corporativa é fundamental. Saiba mais a seguir:

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas. Os conselhos consultivos ou de administração são responsáveis ​​pela governança de suas empresas.

O papel dos acionistas na governança é nomear os diretores e auditores, e se certificar de que uma estrutura de governança apropriada está em vigor.

A governança corporativa trata, portanto, do que o conselho de uma empresa faz e de como ele define os valores, e deve ser diferenciada da gestão operacional.

Como a governança corporativa ajuda no processo sucessório?

O planejamento da sucessão é um tópico de governança importante para os investidores, pois leva a empresa a garantir a continuidade de uma liderança eficaz,  a trabalhar o desenvolvimento e retenção de talentos,  a reduzir incertezas além de zelar pela sustentabilidade do negócio. .

Para isso, considera-se  essencial que o planejamento da sucessão  englobe toda a equipe de liderança sênior, e não apenas o cargo de executivo líder. Tal abordagem  demonstra o compromisso do conselho com o desenvolvimento de talentos.

Isso garante que o processo seja menos pessoal e possa ser discutido de forma mais aberta e profissional. Dessa forma, a decisão da nova liderança se mantém alinhada com os princípios e interesses da organização e dos investidores.

Aproveite para conversar com nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo com seus processos de governança!