Quer a atração de investidores para o seu negócio? Então, é necessário estruturar de forma correta seus processos pautados em ESG. Saiba por quê!
O termo ESG virou tendência nos últimos anos, especialmente pelo aumento da preocupação com a proteção ambiental, a transparência das empresas e seu impacto social. Essa é a sigla para Environmental Social Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), e tem se tornado a base para a construção de organizações sustentáveis, inclusive para a garantir a atração de investidores.
Muitos gestores, no entanto, não entendem bem essa relação, e se perguntam por que pautar as ações da empresa nos critérios ESG aumenta o potencial do negócio de atrair stakeholders. Continue a leitura e entenda melhor o assunto!
Qual a importância de se preocupar com a atração de investidores?
Um dos grandes desafios para o crescimento do negócio é captar recursos para desenvolver suas operações.
No entanto, encontrar e atrair investidores não é uma tarefa tão fácil. O investidor precisa não somente acreditar no potencial do negócio, mas também ter mais confiança de que ele é sustentável a longo prazo.
Por isso, os investidores avaliam uma série de fatores não financeiros para determinar se a empresa candidata está apta a receber os aportes. Entre os critérios analisados não relacionados a aspectos econômicos estão os processos da empresa em relação à governança ambiental, social e corporativa, o que chamamos de ESG.
Por que seguir os critérios ESG podem atrair investidores?
O critério ESG avalia a empresa em três grandes pilares:
- ambiental: a responsabilidade que a empresa tem com os recursos naturais e até que ponto suas operações são sustentáveis;
- social: o relacionamento da empresa com a comunidade, os colaboradores, os clientes e fornecedores;
- governança: a relação entre os sócios, o cumprimento de leis e normas específicas do setor de atuação, a ética, o compliance, entre outros fatores.
Em vista do grande apelo social em relação a esses temas, é natural que empresas que se comprometem com essas ações tenham mais chances de se manterem competitivas no mercado, tornando o investimento muito mais interessante.
Por isso, o investidor busca não somente a rentabilidade e o lucro da empresa, mas também deseja aliar essas características à responsabilidade social, ambiental e em relação à governança corporativa.
Como iniciar a estruturação de ESG?
No Brasil, ainda vemos a maior parte das empresas com muita dificuldade de aplicar com efetividade o conceito ESG. E isso ocorre por diversos motivos. Sendo assim, talvez o principal deles seja a falta de conhecimento do conceito e da abrangência do ESG. Então, muitas vezes algumas ações são tomadas, mas não se consegue muito comprometimento dos diferentes departamentos da empresa.
Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada no tema para direcionar a implementação e assim garantir que o monitoramento seja feito de forma adequada.
A Go4! Consultoria de negócios tem expertise no mercado e auxilia seus parceiros na implementação e acompanhamento de projetos ESG.
Conheça mais sobre a Go4! Consultoria de Negócios e saiba como podemos ajudar a fortalecer a Governança Corporativa do seu negócio. Então, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.
Deixar um comentário