A gestão de negócios baseada em ESG promove muitos benefícios na empresa. Mas será que sua empresa já está preparada? Saiba mais!

Para alinhar sua gestão de negócios com os princípios baseados em ESG, é necessário ter um bom plano de ação e uma liderança comprometida com o objetivo de gerar valor e fortalecer a marca no mercado. Mas para  garantir o sucesso da implementação, é preciso que a empresa esteja em um nível de maturidade adequado.

Por isso, é importante fazer uma avaliação prévia antes de adotar as ações necessárias. Pensando nisso, reunimos neste post 5 aspectos essenciais para a gestão se preparar e aderir aos compromissos ESG em seus processos. Então, confira: 

1. Conheça os pilares do ESG

Para implementar os pilares do ESG, o primeiro passo é entender claramente como as práticas sustentáveis estão relacionadas com as áreas essenciais do negócio. Dessa forma, buscar informações sobre o que é ESG e como essas práticas podem impactar suas operações é indispensável.

A empresa também precisa avaliar ograu de maturidade ESG. Esse diagnóstico permite definir com maior clareza quais ações serão necessárias para alinhar a gestão empresarial com os conceitos ESG.

2. Identifique a presença de práticas sustentáveis que geram impactos positivos

Quando falamos em práticas sustentáveis, referimo-nos a programas, ações e processos que podem beneficiar a comunidade (interna e externa), as reservas naturais e o próprio mercado. Dessa forma, algumas dessas ações incluem a gestão, coleta e reciclagem de resíduos, economia de energia, programas de logística reversa, programas educacionais que contribuam para o crescimento da comunidade, entre outras.

3. Entenda os benefícios financeiros e as oportunidades de mercado com o ESG

Os compromissos ESG trazem diversas vantagens ao negócio, incluindo ganhos no desempenho financeiro. Esses compromissos tendem a reduzir o desperdício e o aumento das despesas, melhorar a imagem e a reputação da empresa, atrair clientes e investidores e, consequentemente, aumentar os lucros. 

Quando a alta administração percebe esses ganhos, os ajustes necessários para atender os critérios ESG passam a ser percebidos como uma forma de aumentar a participação no mercado e fortalecer a marca, contribuindo para um crescimento sustentável.

4. Acompanhe os indicadores socioambientais

Fica muito mais difícil entender sua realidade sem conhecer os números que quantificam processos e resultados. Por isso, quando falamos em sustentabilidade, esses indicadores são essenciais para  auxiliar no entendimento das operações da empresa. Sendo assim, alguns desses indicadores são: consumo de energia, de água e de papel.

5. Engaje os colaboradores na busca por um melhor desempenho socioambiental

É cada vez mais importante que os gestores das empresas ajam de forma transparente e ética com suas equipes, comprometendo-se com seus colaboradores. Por isso, a empresa que deseja implementar uma gestão de negócios baseada em ESG precisa respeitar e valorizar seus profissionais. 

Ambientes de trabalho baseados na transparência e no respeito promovem o engajamento dos profissionais. Afinal, para que o negócio seja sustentável, não adianta que as ações sejam cobradas apenas da alta gestão,é necessário também ter aderência por parte das equipes. Caso contrário, a implementação pode estar fadada ao fracasso.

Em suma, a gestão de negócios baseada em ESG promove muitos benefícios na empresa, mas é preciso avaliar o grau de maturidade da organização frente aos compromissos impostos. Assim, o processo de implementação será muito mais fácil e terá grandes chances de sucesso.

A Go4! pode ajudar você na implementação de ações. Então, conheça nossa consultoria de negócios e saiba como podemos ajudar sua empresa em governança corporativa. Aproveite também e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.