Governança e ESG são temas que estão sempre despertando preocupações por parte das empresas. Entenda melhor esse impacto!

A urgência em adotar medidas que tornem os processos empresariais mais sustentáveis é cada vez maior. Ao longo das últimas décadas, cresceram as discussões sobre o impacto das atividades dos negócios, não só no meio ambiente, mas também na comunidade. Nesse contexto, governança e ESG são temas que ganharam força, uma vez que reside na governança corporativa o potencial de direcionar as ações da empresa para uma direção mais sustentável.

Com essa tendência, as empresas têm diversas preocupações que precisam ser atendidas, pois podem afetar a imagem e, consequentemente, os lucros. Entenda melhor como a ESG impacta a governança corporativa e como é  preciso se adequar para atender aos pilares: 

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O conceito tornou-se um parâmetro para avaliar as ações ligadas ao seu desenvolvimento sustentável das empresas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sustentabilidade vai além da preocupação com o meio ambiente. Os compromissos ESG também estão relacionados a aspectos sociais e éticos, que precisam ser gerenciados pela empresa. Discussões como diversidade, transparência e compliance também tornam-se cada vez mais relevantes e, muitas vezes, uma prioridade para as organizações.

Principais preocupações da governança diante dos compromissos ESG

Diz-se que o G é o pilar mais importante, pois é ele quem define os caminhos que a empresa vai tomar para tornar os processos do negócio mais sustentáveis. Sendo assim, a governança corporativa está diretamente relacionada à organização, eficiência de controles, responsabilidade corporativa, definição de responsabilidades e administração de conflitos de interesses.

A ausência de uma governança adequada retira do negócio a sua capacidade gerencial de se adequar aos requisitos ESG. Dessa forma, implicando em perda de mercado, relevância e investimentos em cadeias comerciais. 

Entenda essas preocupações e riscos:

Risco regulatório

As empresas estão muito preocupadas em cumprir leis e regulamentos impostos pelos órgãos reguladores. Por isso, segundo uma pesquisa da KPMG, os riscos regulatórios foram lembrados por 95% das empresas como 15 dos principais fatores de risco das companhias brasileiras.

O recente aumento dessa preocupação se justifica pelas promessas de reformas políticas, políticas de privatização e claro, pela pandemia, que acabou motivando o ajuste de normas para algumas atividades econômicas.

Demanda

Um levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) revelou que o volume de pesquisas na web por produtos sustentáveis aumentou 71%. Sendo assim, isso ocorre porque o valor que os consumidores estão dando a empresas que produzem itens desse gênero é maior.

Especialmente os mais jovens esperam promover as mudanças necessárias no mundo, e as preocupações ecológicas são uma dessas prioridades. Junto a isso, os consumidores também desejam que as empresas se comprometam com questões raciais e de diversidade. Dessa maneira, isso não envolve apenas o produto ou serviço em si, mas também a postura que a companhia tem diante dessas questões.

Acesso ao capital

Uma vez que o nível de comprometimento das empresas aos requisitos ESG pode impactar o crescimento do negócio, esse aspecto também se tornou decisivo para os investidores. Afinal, a gestão sem uma governança bem definida e que ainda não avançou em ações de responsabilidade ambiental e social corre sérios riscos de perder força no mercado e valor aos olhos dos investidores.

Risco físico

Quando a empresa não ajusta seus processos para garantir maior respeito às reservas naturais, os riscos de gerar danos ao meio ambiente são muito maiores. Empresas envolvidas com eventos de poluição, por exemplo, prejudicam a marca e sua reputação, além de sofrer grandes perdas financeiras.

Todas essas precauções ligadas à governança e ESG são reais e demandam ações concretas por parte dos gestores para garantir o cumprimento de atendimento a todos os requisitos legais. É certo que as marcas que já definiram suas estratégias saem na frente e ganham força competitiva no mercado.

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