Será que as ações ESG como meta podem gerar vantagens para a indústria? Entenda como essa tendência pode ajudar o setor de maior impacto ambiental.

Environmental, Social and Governance — esses são os pilares que formam a sigla ESG, ou ambiental, social e governança, em português. Nas indústrias, o tema tem impulsionado iniciativas importantes para promover práticas que, não somente reduzem o impacto ambiental, mas também geram inúmeros impactos positivos nos negócios, quando levado a sério e aplicado de forma correta.

Neste artigo vamos compartilhar com você como o ESG interfere nos resultados do setor industrial e qual a importância de tomar ações imediatas e consistentes em direção à sustentabilidade!

Entenda o que é e o que representa o ESG como meta na indústria

ESG é um conceito que nomeia a aplicação de boas práticas voltadas aos impactos que a gestão e os processos empresariais têm sobre o meio ambiente e a sociedade, tanto a comunidade quanto ao público interno da organização. Dessa forma, tudo isso está atrelado a uma boa governança corporativa.

A princípio, esses parâmetros eram utilizados por investidores para avaliar negócios que teriam um bom retorno no longo prazo. Agora, é utilizado também pelas empresas, como uma forma de nortear o  desenvolvimento de diretrizes e práticas que protejam os recursos naturais e que combatam aspectos como injustiça, corrupção e desigualdade social.

Muitas empresas do setor industrial apresentam um fator de risco ambiental significativo, como as indústrias do petróleo e da moda, por exemplo. Nesse cenário, pode ser um grande desafio conciliar valores, objetivos financeiros e ações sustentáveis e o ESG vem como uma solução importante.

Conheça alguns dos benefícios de ter o ESG como meta na indústria

Mais do que vantagens individuais, o ESG nas empresas tem o potencial de gerar benefícios e avanços importantes na sociedade. Então, entenda alguns desses ganhos:

Atrai a atenção de investidores

Muitos investidores estão com um olhar mais atento para as causas ambientais e sociais, e, por isso, valorizam marcas que também fazem investimentos para reduzir o impacto ambiental de seus processos produtivos. Portanto, adotar práticas de ESG faz o negócio se destacar no mercado e atrair possíveis investimentos.

Reduz custos operacionais

As medidas sustentáveis na empresa vão gerar economia de custos. Sendo assim, desperdícios podem ser reduzidos, diminuindo as despesas com compra de materiais, contas de água e energia e manutenção de máquinas.

Aumenta a produtividade

As ações voltadas aos pilares do ESG também garantem relações mais justas e seguras com colaboradores. Essas práticas podem melhorar o clima organizacional e gerar mais satisfação nas equipes e tornar o cenário é fértil para o aumento da produtividade e redução de despesas com mão de obra.

Fideliza clientes

Muitos clientes valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis. Por isso, ter essa característica na marca pode chamar a atenção de um novo público e impactar positivamente na reputação da empresa.

Minimiza possíveis riscos socioambientais

Um dos objetivos do ESG é que a governança corporativa reveja práticas e processos de produção para levantar riscos e tomar medidas que reduzam os efeitos negativos no meio ambiente e na sociedade.

Reduz interferências regulatórias e legais

Com o ESG, a governança corporativa também fica atenta às normas legais que a indústria precisa seguir. Dessa forma, os riscos de multas e processos por violar leis específicas do setor são reduzidos.

Vale ressaltar que ter o ESG como meta na indústria não vai na contramão dos lucros. Como vimos, o que ocorre é o contrário. Sendo assim, é possível aumentar a receita, reduzir custos e ter uma perspectiva de crescimento sustentável, pois essa tendência está cada vez mais forte no mercado.

Conheça mais sobre a Go4! Consultoria de Negócios e saiba como podemos te ajudar a fortalecer a governança corporativa da sua indústria. Então, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter no final da página.